COPA PAULISTANA DE FUTEBOL DE CAMPO
2017

 

 

REGULAMENTO

 

I - DOS OBJETIVOS

A Copa Paulistana de Futebol de Campo tem como objetivo a integração social e esportiva entre os clubes, estreitando os laços de amizade entre os participantes.

 

II - DO CAMPEONATO

Participarão do evento todos os clubes oficialmente convidados, que tenham campo oficial, dependências adequadas e em condições de segurança para os clubes visitantes.

 

III - DAS CATEGORIAS

Será disputada nas categorias:

Principal 18+.............................................................. (nascidos até 1999)

Master 30+.................................................................. (nascidos até 1987)

Super Master 40+ ...................................................... (nascidos até 1977)

Senior 50+ .................................................................. (nascidos até 1967)

Super Senior 57+ ...................................................... (nascidos até 1960)

 

IV - DA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

 

V - PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Será realizada no período compreendido entre 1 de Abril a 17 de Dezembro de 2017.

- Fase Classificatória......................... 01/04 a 24/09

- 2ª Fase – Quartas de Finais........... 24/09 a 22/10

- 3ª Fase – Semi finais. .................... 23/10 a 19/11

- Finais........... .................................. 20/11 a 17/12

 

A prioridade do agendamento das partidas é sempre da equipe mandante.

Caso alguma partida fique em aberto ao final de cada fase, os pontos da partida irão para a equipe que procurou o agendamento, desde que comprovado.

Caso nenhuma das equipes procure o agendamento, a partida será desconsiderada e ambas as equipes perderão 3 pontos na classificação.

Os jogos durante o dia de semana deverão ter seu horário de início entre 20h30 e 21h30.

Aos sábados, domingos e feriados, entre 08h00 e 17h00.


VI – DAS INSCRIÇÕES

Cada clube deverá entregar a relação nominal, com no máximo 35 atletas, inclusive Comissão Técnica, definindo Técnico, Massagista ou Médico até o dia 25/03/2017, por e-mail, em documento próprio enviado pela Organização, onde constarão os campos a serem totalmente preenchidos com nome completo, data de nascimento. Não serão aceitas inscrições com informações incompletas e as equipes que enviarem após o prazo, perderão 3 pontos na classificação.

O complemento poderá ser feito por e-mail no período de 03 a 06/07/2017.

VII – DAS REGULAMENTAÇÕES

Art. 1 - Compete ao mesário conferir os uniformes, as substituições e o tempo de tolerância para o início da partida e aos auxiliares de arbitragem, a identificação individual dos atletas e da Comissão Técnica que deverão apresentar documento original que tenha foto e data de nascimento.
Importante: O(s) atleta(s) que não se identificarem ou não constem em súmula, NÃO poderão, em hipótese alguma participar da partida.

Art. 2 - O campeonato será regido pelas regras do jogo de Futebol, com base nas regras da Confederação Brasileira de Futebol, ressalvadas os ajustes constantes nesse regulamento.

Art. 3 - Todos os atletas ou integrantes da Comissão Técnica que receberem Cartão Vermelho serão suspensos automaticamente por uma partida. Dependendo da gravidade, poderá ser suspenso por mais jogos e até eliminado da competição.

Art. 4 - O segundo cartão vermelho acarretará em suspensão de 2 (duas) partidas e o 3º cartão vermelho acarretará a eliminação da Copa.         
A eliminação do atleta valerá também para as outras categorias do mesmo clube que esteja inscrito, se for o caso.

Art. 5 - Os casos de Cartões Vermelhos, relatados em súmula, serão julgados pela Coordenação, com base no relatório da arbitragem.

Art. 6 - A primeira série 3 (três) de Cartões Amarelos suspende o atleta por 1 (uma) partida; a segunda série, suspensão de 2 (duas) partidas e a terceira série, suspensão de 3 (três)
partidas.

Art. 7 - No caso de um jogador ter dois cartões amarelos acumulados, receber o terceiro Cartão Amarelo e for punido com Cartão Vermelho numa mesma partida, deverá cumprir a suspensão de duas partidas. Três Cartões Amarelos acumulados, suspensão de 1 (uma) partida.

Art. 8 - O acompanhamento de cartões amarelos e/ou vermelhos recebidos pelos atletas e integrantes da Comissão Técnica é de inteira responsabilidade das equipes participantes.

Art. 9 - As penalidades serão acumuladas até o final da Copa.

Art. 10 - Todas as partidas deverão começar no horário previsto na Tabela Geral. Na hipótese de alguma equipe não comparecer, o árbitro aguardará 15 (quinze) minutos após a hora marcada, findo os quais, se a equipe não comparecer, a equipe presente será declarada vencedora pelo placar de 2x0.

Art. 11 - Se o fato previsto no item anterior acontecer com as duas equipes, ambas serão consideradas perdedoras pelo placar de 2 x 0.

Art. 12 - O técnico deverá apresentar o atleta atrasado, devidamente documentado para o mesário até o término do intervalo do 1º tempo para o 2º tempo da referida partida.

Art. 13 - O tempo de jogo será de dois tempos de 40 minutos com intervalo de 5 minutos, sem acréscimo; somente em casos de contusões graves, a critério do árbitro, comunicará o tempo de acréscimo aos representantes.

Art. 14 - Cada equipe poderá efetuar tantas substituições quantas forem necessárias, podendo retornar ao jogo. A substituição deverá ser feita na linha lateral do meio de campo, sem necessidade de paralisação do jogo; caso não ocorra o estabelecido, o jogador será penalizado com cartão amarelo;

Art. 15 - Art. 15 O clube que utilizar atletas inscritos em condições irregulares, sejam quais forem as razões, será punido pela perda dos pontos, com o placar de 2x0 para o adversário e perda de 3 pontos.

Art. 16 - Somente será permitida a entrada em campo do árbitro, auxiliares e representantes que participarão do jogo. No banco de reservas poderão ficar: um técnico, um massagista e/ou médico e os jogadores reservas devidamente uniformizados e em condições de jogo. Caso não seja respeitado, e relatado em súmula, a equipe será punida com perda de 1 (um) mando de jogo.

Art. 17 - O atendimento médico será de responsabilidade de cada equipe.

Art. 18 - Qualquer jogo, em virtude do mau tempo ou motivo de força maior, poderá ser adiado. É necessário avisar a equipe de arbitragem e seu adversário com antecedência de 4 horas do início da partida; caso contrário e não havendo o jogo, a equipe mandante será responsável pelo pagamento total da arbitragem.

Art. 19 - O intervalo de tempo mínimo entre partidas de uma mesma equipe será de 48 horas, a partir do encerramento da última partida realizada.

Art. 20 - O árbitro é a única autoridade competente para decidir, no campo, a interrupção ou suspensão da partida.

Art. 21 - A partida só poderá ser interrompida ou suspensa quando ocorrer os seguintes motivos:
a) conflitos ou distúrbios graves;    
b) mau estado do campo que torne a partida impraticável;       
c) falta de luz ou motivo de força maior.

Art. 22 - Quando a partida for suspensa definitivamente por motivos previstos no item 21, alínea "a" observar-se-á o seguinte:     
Se a equipe que tiver causado a interrupção e na ocasião era a vencedora, será declarada perdedora pelo placar de 2x0, se, porém, era a perdedora, seu adversário será considerado vencedor, prevalecendo o resultado constante no placar no momento da suspensão da partida;

Art. 23 - Se a partida estiver empatada, a equipe que motivou a suspensão será declarada perdedora por 2x0.

Art. 24 - Se a partida tiver sido suspensa, de acordo com as alíneas "b" e "c" do item 21 e já tiver transcorrido 2/3 do seu tempo normal, está será declarada encerrada, prevalecendo o resultado do momento da suspensão da partida.

Art. 25 - As partidas suspensas antes do prazo estabelecido, ou seja, 2/3 do tempo normal, deverão ser jogadas novamente, sendo considerada uma nova partida.

Art. 26 - Término de um jogo por falta de atletas, o chamado "Cai-Cai", caracterizado pela arbitragem e/ou retirar a equipe de campo, causando prejuízo na classificação dos clubes e do campeonato.
Penalidade: Eliminação do campeonato.

Art. 27 - Para efeito de classificação, em todas as fases, deve ser observado o seguinte quadro de pontuação:       
Vitória: 3 pontos          
Empate: 1 ponto          
Derrota: 0 ponto          
Derrota por WO: eliminação da competição
O primeiro WO comunicado antecipadamente: Perda de 3 pontos na classificação e vitória por 2x0 a favor de seu adversário.
O segundo WO comunicado antecipadamente: Eliminação do campeonato.

Art. 28 - Decisão em caso de empate na Classificação Geral, em ordem a ser considerada:
- Maior número de vitórias;
- Saldo de gols;
- Número de Gols Marcados;
- Confronto Direto, em caso de empate entre duas equipes;
- Menor Número de Cartões Vermelhos;
- Menor Número de Cartões Amarelos;
- Sorteio.

VIII – DOS UNIFORMES
Art. 29 - As equipes deverão entrar em campo devidamente uniformizadas e iguais quanto ás camisas, calções e meias. Se constatado algum atleta fora destas condições, comunicado pela arbitragem e mesmo assim o atleta insistir em participar da partida será relatado em súmula e a equipe perderá os pontos da partida.
As camisas serão numeradas, sem números repetidos e com distintivo do clube. Caso haja coincidência de cores predominantes, o uso do 2º uniforme cabe ao mandante do jogo providenciar a troca, sob pena de perda de pontos.
Não será permitida a utilização de fitas, adesivos, esparadrapos ou similar para identificação de número de camisas.
Caso o goleiro ou qualquer outro jogador seja substituído, não poderá utilizar a mesma camisa do atleta substituído.

 

IX – DAS RESPONSABILIDADES DOS CLUBES MANDANTES
Art. 30 -
Todo clube será responsável pelo bom andamento dos jogos disputados em suas dependências. Principais procedimentos:
- no dia de jogo, cada equipe mandante deverá ter um profissional responsável pela recepção da equipe adversária, tais como: indicação de vestiário, localização do campo, etc...        

- agendamento e reserva do campo e equipamentos adequados para a realização da partida;    

- liberação de portaria para as equipes participantes, juntamente com seus acompanhantes;    

- vestiário para atletas e arbitragem;           

- apresentação de duas bolas oficiais em condições de jogo;  

- não ocorrendo a apresentação destes itens, o clube poderá ser citado em relatório da súmula pela arbitragem e, inicialmente advertido, podendo ser penalizado com a perda de mando de campo e um (1) ponto na classificação.

- a equipe que causar tumulto generalizado, jogadores, comissão técnica ou torcedores, relatados em súmula, perderá um ou mais mandos de campo, podendo, dependendo da gravidade, ser eliminada do campeonato no ano vigente e no ano seguinte.

- cada clube deverá mandar seus jogos em suas dependências, já comunicadas à Organização antecipadamente, não podendo ser alteradas. Caso necessário, a mudança deverá ser aceita pela Organização e pelo adversário.

 

X – DAS IRREGULARIDADES E IMPUGNAÇÕES
Art. 31 - Todo participante do jogo que for relatado por agressão a vias de fato, assédio moral e/ou racismo a adversário, oficiais de arbitragem, membros da organização, legais ou nomeados por ela.
Penalidade: Eliminação do campeonato.

Art. 32 - Os jogadores eliminados da Copa Paulistana em 2016 não poderão participar em 2017.

Art. 33 - Estimular atletas à prática de violência.
Penalidade: Suspensão aos envolvidos de 2 (dois) a 3 (três) jogos.

Art. 34 - O atleta que utilizar-se de deslealdade para com seu adversário, em jogada brusca ou violenta, ocasionando lesão que, por consequência o afaste de suas atividades profissionais e/ou esportivas, o infrator permanecerá afastado no mesmo período de tempo que seu adversário.

Art. 35 - Atirar objetos dentro dos locais de jogos.
Penalidade: Se identificada, membro da equipe ou torcida infratora, perderá um mando de jogo.

Art. 36 - Desrespeitar e/ou reclamar por gestos ou palavras, ofender moralmente oficiais de arbitragem, durante ou depois da competição.
Penalidade: Suspensão de 1 a 3 jogos.

Art. 37 - Assumir nas praças de desportos atitude inconveniente ou contrária a moral desportiva, em relação aos atletas e comissão técnica da equipe adversária, oficiais da arbitragem e à entidade organizadora e seus dirigentes, antes, durante e depois da competição.
Penalidade: Suspensão de 1 a 3 jogos.

Art. 38 - Invadir o campo com o propósito de ofender, discutir, tirar satisfações com oficiais da arbitragem, antes, durante e depois da partida.
Penalidade: Suspensão de 2 a 4 jogos.

Art. 39 - Praticar ato de hostilidade contra adversário, antes, durante ou depois da competição.
Penalidade: Suspensão de 1 a 3 jogos.

Art. 40 - Dirigir-se aos oficiais de arbitragem após o jogo terminado, para reclamações, satisfações ou atitudes antidesportivas.
Penalidade: Suspensão de 1 a 3 jogos.

Art. 41 - Participar de rixa, conflito ou tumulto, antes, durante ou depois da competição.
Penalidade: Suspensão de 2 a 4 jogos.

 

XI – DA ARBITRAGEM
Art. 42 - A escalação do trio de arbitragem e do mesário é feita pela Coordenação de Arbitragem.

Art. 43 - Na ausência de um dos componentes da equipe de arbitragem, a partida poderá ser realizada com dois (2) árbitros em campo.

Art. 44 - Na ausência do representante, caberá à equipe mandante da partida nomear um mesário, para que transcreva em súmula os fatos ocorridos na partida e o seu resultado final, posteriormente envie a súmula para a Coordenação da Copa.

Art. 45 - Na falta de um dos membros da arbitragem ou mesário, será descontado 30% do valor total da taxa estipulada.

Art. 46 - O mesário deverá conferir a documentação dos atletas que estiverem devidamente uniformizados, individualmente.

 

XII - DAS TORCIDAS
Art. 47 - Fica proibida a entrada de instrumentos de percussão, sopro, musical e que produza sonoridade, bandeiras com mastros nas partidas.

 

XIII - PENALIDADES A SEREM APLICADAS
Art. 48 - A equipe que cometer um WO deverá pagar a taxa de arbitragem integral.

XIV – PREMIAÇÃO
Art. 49 - Haverá premiação para:
- Equipe Campeã – Troféu e Medalhas
- Equipe Vice Campeã – Troféus e Medalhas
- Artilheiro(s) de cada categoria

 

XV - RECURSOS
Art. 50 - Todo recurso deve ser encaminhado por escrito à Comissão Organizadora, até dois (2) dias úteis após a data de realização da partida em questão, caso contrário o recurso não será considerado.

Art. 51 - Contato: copapaulistana@gmail.com

Art. 52 - De acordo com o relatório apresentado, a Organização enquadrará atletas, dirigentes e equipes dentro dos artigos deste regulamento. A Organização comunicará as equipes através do site da competição.

 

XVI - DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 53 - Os casos omissos e de interpretação serão resolvidos, única e exclusivamente, pela Comissão Organizadora.

 

 

 

 

Comissão Disciplinar

- Prof. José Carlos Astrauskas

- Mauricio Reis Duarte


 

 

FORMA DE DISPUTA

1. O campeonato será disputado em turno único;

2. Classificam-se para as Quartas de Finais as 8 equipes melhor classificadas;

3. Acontecendo o empate na pontuação para classificação final entre duas ou mais equipes, o critério de desempate adotado será:
a) Maior número de vitórias;
b) Saldo de gols;
c) Número de Gols Marcados;
d) Confronto Direto, em caso de empate entre duas equipes;
e) Menor Número de Cartões Vermelhos;
f) Menor Número de Cartões Amarelos;
g) Sorteio.

4. As Quartas de Finais, Semifinais e Finais: Decisão em dois jogos, em caso de empate em número de pontos após as duas partidas, classifica-se a equipe com melhor saldo de gols, permanecendo empatado, classifica-se a equipe de melhor campanha em todas as fases.

5. As Quartas de Finais, Semifinais e Finais serão disputadas em sistema de Play-Off, com jogos de:
Jogos de Ida
Jogo 1 – 8º colocado x 1º colocado;
Jogo 2 – 7º colocado x 2º colocado;
Jogo 3 – 6º colocado x 3º colocado;
Jogo 4 – 5º colocado x 4º colocado;

Jogos de Volta
Jogo 5 – 1º colocado x 8º colocado;
Jogo 6 – 2º colocado x 7º colocado;
Jogo 7 – 3º colocado x 6º colocado;
Jogo 8 – 4º colocado x 5º colocado;

6. As Semifinais de Finais será disputadas da seguinte forma:
Jogos de Ida
Jogo 9     – 4º Melhor Pontuado Geral x 1º Melhor Pontuado Geral;
Jogo 10   – 3º Melhor Pontuado Geral x 2º Melhor Pontuado Geral;

Jogos de Volta
Jogo 11   – 1º Melhor Pontuado Geral x 4º Melhor Pontuado Geral;
Jogo 12   – 2º Melhor Pontuado Geral x 3º Melhor Pontuado Geral;


FASE FINAL
Decisão em dois (2) jogos. Decisão em dois jogos, em caso de empate em número de pontos após as duas partidas, será campeã a equipe com melhor saldo de gols, permanecendo empatado, será campeã a equipe de melhor campanha em todas as fases.

Jogo 13: Classificado Jogo 11 x Classificado Jogo 12
Jogo 14: Classificado Jogo 12 x Classificado Jogo 11